background img

Postagens

Especialidade: Gatos



Introdução:

 Os gatos domésticos são primos distantes de outros felinos guardam características em comum com os grandes felinos selvagens, como o caminhar silenciosa e delicadamente sobre as almofadas plantares, a técnica de caçar e as unhas retráteis, com exceção do Guepardo que tem as unhas e patas apropriadas para a corrida, chegando a alcançar 100Km por hora numa corrida de curta distância.
 Era proibida a saída dos gatos do Egito, mas o povo Fenício parece ter os levado em suas embarcações comerciais, para a Europa, por volta do ano 900 a.C., chegando à Itália antes da Era Cristã.
Os romanos, quando invadiram e dominaram o Egito, adotaram o culto a Deusa Bast e seus gatos foram também perpetuados em estátuas, murais e mosaicos. Tinham grande apreciação pelos gatos, e os retratavam como símbolo de liberdade.
 Com as invasões Romanas, os gatos foram seguindo seus exércitos e se introduzindo em toda a Europa.
Dessa forma os gatos chegaram à Inglaterra, portanto, o gato inglês tem como base o gato egípcio, mas gatos ingleses selvagens também foram domesticados.
 O Príncipe de Gales, promulgou no século X, leis protegendo os gatos, estabelecendo valores de venda e garantias de compra. Além disso, a pena para quem matasse um gato era paga com trigo: o ga to morto era segurado pela ponta da cauda e sobre ele era jogado o trigo, até encobrir a ponta da cauda. Os gatos, durante muito tempo, foram bem aceitos pelo homem como animais domésticos, por sua beleza e grande habilidade em caçar ratos. Exatamente por sua habilidade como caçador de ratos, no século XI auxiliavam no combate a estes vetores, transmissores da Peste Bulbônica.
 Na Idade Média, os gatos enfrentariam seus piores tempos. Surgiu um culto a uma deusa pagã - Freya - envolvendo gatos. Esse culto foi considerado heresia e membros desta seita eram punidos severamente com torturas e morte. Como os gatos faziam parte do culto, foram acusados de serem demoníacos, principalmente os de cor preta. Isso custou a vida de milhares de gatos, que foram cruelmente perseguidos, capturados e jogados à fogueira, havendo a maior destruição de gatos de toda a história.
 Uma pessoa que fosse vista ajudando um gato, principalmente gatos pretos, estava sujeita a ser denunciada como bruxa e a sofrer tortura e morte.
 As pessoas acusadas de bruxaria e seus gatos, eram logo responsabilizadas por qualquer catástrofe que acontecesse.
Esta onda de perseguição criou diversas superstições que persistem até hoje, como: cruzar com gato preto causa azar. Felizmente este preconceito terminou e no século XIX o gato já era bem-visto.
 O índio norte-americano, não parece ter domesticado os felinos selvagens presentes no continente, como o lince, puma e ocelote. A domesticação de felinos só ocorreu quando os imigrantes europeus trouxeram gatos da Europa, para que ajudassem a combater os ratos e camundongos, tanto no campo quanto na cidade.

Classificação do gato Doméstico
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Familia: Felidae
Nome: Gato Doméstico
Nome em Inglês: Domestic Cat
Nome Científico: Felis Silvestris Catus

Características:
Os gatos pertencem a ordem carnívora, na qual os animais tem dentes cortantes e salientes, e consomem carne. Os gatos foram classificados pelos biólogos como carnívoros devido aos seus dentes, mas existem outras características comuns a todos os carnívoros como o corpo peludo e com garras nas patas.
Os seus dentes: os caninos são em forma de punhal e os molares em forma de serra.
Quando o gato crava seus dentes caninos nas suas vítimas causa morte imediata.
Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42.
Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.
Os gatos possuem 5 dedos nas patas anteriores e 4 dedos nas posteriores. Eles são muito silenciosos.
Fazendo deles caçadores ainda melhores. Isto porque suas patas têm uma densa pelagem, abafando os ruídos que elas produzem contra o chão.
As suas unhas são retrateis (saem e entram em um orifício) e é usada para agarrar suas presas. Não tem calcanhar e caminham apoiados sobre os dedos.
Embora o homem seja muito maior do que o gato doméstico, os gatos tem um número muito maior de ossos: 230, contra os 206 do homem. Muitos destes ossos estão localizados na cauda.
A Cauda
Os gatos tem comportamentos diferentes com a sua cauda, de acordo com o espécime ou raça. Mesmo assim, de maneira geral, as caudas nos dizem muito sobre como está o "humor" deles.
Quando levantada mostra orgulho e contentamento do gato.
Quando estendida e ereta, mostra que está espreitando um ataque.
Enrolada diz que o gato está espantado ou aflito.
E diferentemente dos cachorros, quando agita a cauda de um lado para o outro, pode demonstrar que o gato está bravo ou nervoso.
Expectativa de vida
Em cativeiro, os gatos vivem tipicamente entre 15 e 20 anos, mas o exemplar mais velho já registrado viveu até os 36 anos. Os gatos domésticos têm sua expectativa de vida aumentada quando não têm permissão para vagar pelas ruas, o que reduz o risco de ferimentos ocasionados por brigas e acidentes, bem como quando são castrados, o que também reduz os risco de incidência de câncer de testículos e ovários. Gatos selvagens vivendo em ambientes urbanos têm expectativa de vida de 2 anos ou menos.
Porte
Os gatos geralmente pesam entre 2.5 e 7 kg, embora alguns exemplares podem exceder 11 kg. Existem casos de gatos com 23 kg devido à superalimentação.

Os Olhos dos Gatos
Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.

Testes indicam que a visão noturna dos gatos é superior até mesmo dos humanos. Quando há muita luminosidade, a íris em formato de fenda fecham-se o máximo possível, para reduzir a quantidade de luz a atingir a retina, o que também resguarda a noção de profundidade.
Os gatos têm, em média, campo visual estimado em 200°, contra 180° dos humanos, com sobreposição binocular mais estreita que a dos humanos. Como em muitos predadores, os olhos ficam posicionados na porção frontal da cabeça do animal, ampliando a noção de profundidade em detrimento da largura do campo de visão.
. Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.
. No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.
Audição
O seres humanos e os gatos têm limites similares de audição em baixa freqüencia (com pequena vantagem para os humanos), mas os gatos têm muita vantagem na escala de alta frequência,
onde superam até mesmo os cães.
Os gatos podem precisar com margem de erro de 7.5 cm a localização de uma fonte sonora a um metro de distância.
A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.
Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.
Suas orelhas são protegidas por pêlos contra o pó e insetos que poderiam, eventualmente, entrar. Sua audição é muito sensível.
 Olfato
· Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.
· Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.
· O gato possui aproximadamente ,
60 a 80 milhões de células olfatórias.
O homem possui entre 5 a 20 milhões.
· Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.
· O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h

Nunca corte ou apare o bigode do seu gato! 
O bigode dos gatos (também conhecido como “pêlos tácteis”) age como um detector de estímulos externos, fornecendo informações sobre as imediações onde o animal está. É através dele que se manifesta o olfato e o tato apurados do gato. Além disso, no escuro o bigode atua como um orientador espacial, prevenindo-o de eventuais acidentes. É por isso que o bigode ajuda o gato a sentir o ambiente em seu redor.


Estes “pêlos faciais” também nos indicam o humor do gato.


Por exemplo:
Quando um gato está bravo ou na defensiva, o bigode fica para trás;
Quando o gato está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado e para frente.
· O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.

Siamês
Pêlos cor de avelã, mais ou menos claro, as orelhas, a calda e a ponta das patas são mais escuras;
Uma das primeiras raças a chegar ao Brasil, de enorme popularidade, cativa pelos seus belos olhos azuis, tipo exótico e natureza amável.

Persa
De temperamento calmo, corpo robusto, pelagem longa,  focinho achatado e cauda curta. Pode ser facilmente reconhecido entre as demais raças. 
É a raça preferida no mundo tudo e a mais geneticamente alterada pelo homem.





Maine Coon
Sua natureza amável, docilidade e inteligência são bem reconhecidas. 
Se dão bem com crianças e cães. Gostam da companhia humana.












Bobtail Japonês
                                                             São ativos, inteligentes e                                   "faladores", adoram a                                         companhia humana e                                         gostam de andar no ombro dos donos.
Não se estressam com facilidade, tolerando bem viajens, exposições e se dão bem com outros animais e crianças.
Raças:










Tigre - Ásia














Puma - Americas















Pantera-Negra - Ásia













Lince - Africa












Leão - Africa













Jaguatirica - America do Sul














Guepardo - Africa










Gato maracujá - Americas














Gato do Mato - Americas


















Caracal - Asia














A história de Androcles e o Leão
Conta-se antigamente, nos tempos do domínio Romano, que existia um escravo fugitivo chamado Androcles. Quando perseguido se escondeu em uma caverna.
De repente ouviu um rugido assustador e se deu conta que ao seu lado estava um grande leão. Androcles percebeu que sua pata estava inchada devido uma lasca de madeira que tinha ali enfiado. Androcles chegou perto do felino e tirou a farpa.
O alívio do felídeo fez com que ficasse muito amigo de Androcles.
Certa manhã, Androcles resolveu voltar a Roma. Pouco tempo depois foi aprisionado e sua pena era servir de espetáculo nas festas do Coliseu Romano, cuja pessoas eram comidas por feras famintas.
Quando Androcles estava no meio do Coliseu, soltaram a fera, e para surpresa de todos, ao invés de atacar o escravo, este se colocou aos pés de Androcles e começou a brincar com ele.
Então Androcles percebeu que o leão era aquele que ele tinha encontrado na caverna e que se tornara amigo. Androcles e o Leão foram poupados e soltos.

Sansão mata um Leão. (Juízes 14:5 e 6)
Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate. E, chegando ele às vinhas de Timnate, um leão novo, rugindo, saiu-lhe ao encontro. Então o Espírito do Senhor se apossou dele, de modo que ele, sem ter coisa alguma na mão, despedaçou o leão como se fosse um cabrito. E não disse nem a seu pai nem a sua mãe o que tinha feito.
Davi mata um Leão. (I Samuel 17:34)
Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.
Justo comparado ao Leão (Provérbios 28:1)
 Fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga; mas os justos são ousados como o leão.
A Nova Terra (Isaías 65:25)
O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.
Daniel é jogado na cova dos Leões. (Daniel 6: 1-24)
 ...Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: “O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará”.
E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.
Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: “Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?”
Então Daniel falou ao rei: “Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum”.
Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus...
  

38 comentários: Leave Your Comments

  1. amei esse site sobre especialidades de gatos; vai ser muito útil na minha especialidade
    tbm sou desbravadora e gostei d+
    brigadaõoooooo
    vcs são d+

    ResponderExcluir
  2. amei ese site pois aqui eu pude saber coisas que no trbalho de gatos naum pede fiquei sabendo do olfato e entre outros mais do gato amei



    vcs estão de parabens

    ResponderExcluir
  3. Gonçalves -clube Castelo Forte Araguaina-to.
    Parabens pela pagina, esta muito boa

    ResponderExcluir
  4. Euuu echei muito bom, tirou minhas duvidas.
    é um site maravilhoso.

    eu amei.

    ResponderExcluir
  5. o site e demais, muito bom .. vcs estão de parabens..

    Tupã
    Barueri

    ResponderExcluir
  6. PARABENS!!! muuuuito boa essa página
    pois vai além do q a especialidade pede
    nossa gostei mesmo! ;)

    ResponderExcluir
  7. meu nome e fellipe sou capitao de minha unidade e esse site me ajudou nessa especialidade na unidade espero que vc tenham postado sobre mais especialidades valeu

    ResponderExcluir
  8. Otimo melhor possivel!!!

    ResponderExcluir
  9. parabéns isso está ajudando e muito meu clube..
    elcio....viana-ES

    ResponderExcluir
  10. legal.esta ajudando o nosso clube floresta , de santo antonio da serra,xerem.

    obrigado

    ResponderExcluir
  11. mas o gato do mato é lindo

    ResponderExcluir
  12. muito bom, ajudou muito o nosso clube: Pioneiros Da Mata, Salvador-Ba, valeu!

    ResponderExcluir
  13. muitoo boom o site! principalmente os tipos de gatos que existem , curti :}

    by:Thâmily - Pomerode - SC
    clube Guardiões do Vale' qw

    ResponderExcluir
  14. muito bom agradeço pois isso ajuda muitos desbravadores brigadão

    ResponderExcluir
  15. ranielyton
    eu gostei muito do site que me ajudou muito,como sou desbravado e vou fazer uma prova hoje dia 03/09/10,eu creio que vou me da muito bem na prova.obrigado

    ResponderExcluir
  16. amei, essa especialidade de gatos é muito boa e util, pois assim aprendemos mais sobre esses bichinhos!!!!!

    ResponderExcluir
  17. é muito bom msm esse cite me ajudo muito

    ResponderExcluir
  18. eu gostei muio desse cite de especialidade de gatos

    ResponderExcluir
  19. MUITO BOM HISTORIAS E SABER

    ResponderExcluir
  20. MUUUUUITOOOOOOO BOOMMMMMM MESMO! NÃO TENHO PALAVRAS PARA ELOGIAR. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE GATOS, POIS TENHO DUAS GATAS DOS QUAIS FARAM ESTE ANO A MAIS VELHA 11 ANOS(AMERICA SHORTHAIR) E A MAIS NOVA 3 ANOS.

    ESTOU PROCURANDO SABER A RAÇA DA MINHA MAIS NOVA, POIS NAO ENCONTRO NENHUM SIMILAR PRÓXIMO A ELA, TALVES SEJA UMA "NOVA" RAÇA, TALVES BRASILEIRA???
    POR FAVOR ME AJUDEM!!!

    ResponderExcluir
  21. Estava querendo saber sobre o comportamento do meu gatinho angorá comigo,como eu devo agir com ele.

    ResponderExcluir
  22. cara irado por isso que eu gosto do clube dos desbravadores sou desbravador de fudao ES cube geracao esperaca sou lucas e gosto muito e a especialide de gatos vai me ajuda da investidura

    ResponderExcluir
  23. Parabens,pelas informaçoes,elas sao demais,nunca vi uma tao completa assim,adorei.
    Isaltina,Santo Antonio da Platina,Pr
    28 de maarço de 2011

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. oi sou lucas da 6 reiao e queria agradecer por essas informaçoes agora sou secretario da minha unidade e quero fazer as especialidades tem gente do meu clube que nao ta nem ai mas eu se preocupo abraço para todos os desbravadores valeu angra dos reis rj

    ResponderExcluir
  26. poxa que legal esse site com a especialidade de gatos sou desbravadora e sera muito util pra mim brigada!!!

    ResponderExcluir
  27. Adoreiii esse site♥ Sou Desbravadora e esse site vai ficar gravado nos meus FAVORITOS♥ rsrsrs☺
    Sou do clube CONQUISTADORES DA PAZ, UNIDADES PANDA☺ Ameeeeeeeeei♥ Vou endicar p/ meu Clube♥

    ResponderExcluir
  28. EU SOU DESBRAVADORA E MO ISSO !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. esse site quebrou um galhão meu, eu sou do clube LUZEIROS DO VALE, e gostei muito do trabalho de vocês

    ResponderExcluir
  30. Amei, bem criativo!
    Sou desbravadora tb!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Ísola - clube Silvestre [Barueri]27 de agosto de 2011 às 16:56

    Amei tb!! Ainda mais q amo animais!! Quero só ver se tem d cachorros!! rsrs

    ResponderExcluir
  32. gostei muito desse site...
    com muitas imformações, é bem interessante para os dbv's aprenderem...
    iwina santos marques recife

    ResponderExcluir
  33. Os gatos são úteis a nós de muitas maneiras, para mim eles são um presente de Deus,por isso eu os amo!

    ResponderExcluir
  34. bOm este site é muito bm e valeuu pela ajuda! Pud tirar minhas duvidas e aprender muito mais sobre os gatos...

    ResponderExcluir
  35. mim serviu bastante agora q estou no clube de desbravadores

    ResponderExcluir
  36. parabens pelo site muito bem ela borado

    ResponderExcluir
  37. Gostei do site
    Sou desbravadora tbm e tava dando uma pesquisada
    e gostei muitooo desse
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Mais acessados